Postado por: Edinho Campos
TAMANHO DA FONTE A- A+

Parabéns Bragantino. Sào 85 anos de história e alegria

O clube completa nesta terça-feira, 08 de janeiro, 85 anos de história e de mais alegria que tristeza junto ao seu torcedor
 

Bragança Paulista, SP, 08/01 – O Bragantino completa neste dia 08 de janeiro 85 anos de fundação e com mais alegrias que tristeza em sua história. Fundado em 1928, por dissidentes do Bragança Futebol Clube, o Braga passou a ser o orgulho da cidade. Como amador conquistou todos os títulos possíveis, inclusive em competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol.
 
Veja ainda
 
Com o profissionalismo, o que ocorreu em 1949, o time tentou por 15 anos consecutivos o acesso à primeira divisão do futebol paulista. Tal fato só ocorreu em 1965 com a conquista da segunda Divisão Estadual. Nessa ocasião o presidente era Nabi Abi Chedid (foto à esquerda), que assumira o cargo em 1959, e até hoje é o presidente dententor do maior número de títulos do clube. Hoje Nabi Abi Chedid é nome do estádio e presidente de honra do Bragantino.
 
Com o passar dos anos o Braga foi colecionando títulos, mas também algumas tristezas com quedas ou má administrações. O time chegou ao ápice de sua história na década de 90. A chamada era de “Ouro”do Braga veio coma conquista do título de campeão Paulista da Primeira Divisão em 1990 – hoje Série A1 – e com o vice-campeonato Brasileiro da Primeira Divisão em 1991 (foto à direita) – hoje Série A nacional.
 
Treinadores responsáveis por estes feitos eram na época meros desconhecidos. Wanderley Luxemburgo, em 1990, em Carlos Alberto Parreira, em 1991, fizeram a alegria de todos na cidade de Bragança Paulista e também do interior do estado, afinal era um time caipira batendo nos grandes do futebol brasileiro.
 
Mas após o afastamento de Nabi Abi Chedid, o Braga viveu momentos delicados e chegou a disputar a série A3 Paulista, o que corresponde à Segunda divisão atual. Porém, com a chegada de Marco Antônio Nassif Abi Chedid, o Marco Chedid (foto abaixo), em 1998, o clube voltou a viver momentos de alegria e reiniciou uma trajetória de sucesso e título.
 
Em 2005 outro desconhecido treinador assume o Massa Bruta. Marcelo Castelo Veiga, o Marcelo Veiga, assume a convite de Marco Chedid e de 2005 à 2007 o time chega a uma série de conquistas. Em 2005 o time chega entre os quatro melhores do estado na Série A2 e depois de 10 anos retorna à elite do futebol paulista. Em 2006 leva o vice-campeonato da Copa Paulista e garante o direito de disputar a Série C nacional. Em 2007 conquista o título da Série C e sobe para a Série B. Em 2008 chega entre os quatro melhores do Estado e marca de vez o nome do clube no cenário nacional. Veiga, porém, deixa o clube em 2012 e acaba a maior parceria no futebol brasileiro da época. Depois de cinco anos, ou 390 jogos comandando a equipe, resolve sair par descansar e se aprimorar com cursos no exterior.
 
Estrutura
O Bragantino passou também a se estruturar. Depois de quase parar com o futebol, Marco Chedid fez ressurgir também a estrutura do clube. O presidente fez algumas parcerias e hoje o clube tem uma academia de primeiro mundo. A K@2 é a academia oficial do clube e aparelhos de ultima geração são implantados no clube.

Outro processo de reforma passou a estrutura do torcedor, já que foram construídos camarotes e setores especiais para o freqüentador do Nabizão. A imprensa ganhou cabines novas e versáteis com a ampliação e a remodelagem da decoração das mesmas. Também foi construído um restaurante panorâmico nas dependências que ficam abaixo das cadeiras cativas e hoje um ponto turístico dentro da cidade de Bragança Paulista.
 
Para o departamento de futebol profissional, um Centro de Treinamentos foi construído dentro do Complexo Esportivo Marcelo Stefani e o campo de grama sintética está sendo entregue nesta sexta-feira, dia 11, com um piso especial e aprovado pela FIFA. Antes o clube já havia recebido14 apartamentos do Flat do Leão. Restam ainda seis apartamentos para entrega, mas em fase de final de construção. Os jogadores ganharam um ônibus personalizado de muito conforto e vestiários reformados com um gramado novo, com troca total de grama desde 2008.



Postado em 08/01/2013 às 17h04min - Atualizada em 08/01/2013 às 17h04min






Notícia Destaque
Braga perde, por 2 a 1, para o Santa Cruz (PE) no Nabizão


Notícia Destaque
Zagueiro sente a coxa e preocupa o técnico Osmar Loss


Notícia Destaque
Comissão de arbitragem define árbitros das duas próximas rod...


Notícia Destaque
Lateral é único desfalque do Braga para o final de semana


Notícia Destaque
Elenco se reapresenta e jogadores ficam na academia do clube


Notícia Destaque
Braga perde sequência positiva com derrota, por 3 a 0, para ...


Notícia Destaque
Delegação do Bragantino já está em Varginha (MG)


Notícia Destaque
Bragantino enfrenta Boa Esporte (MG) pela nona vez na histór...


Notícia Destaque
Volante cumpre suspensão e é outro que fica à disposição no ...


Notícia Destaque
Atacante é liberado do DM e volta a ficar à disposição de Os...


Notícia Destaque
Bragantino faz jogo treino contra o São José (SP)


Notícia Destaque
Rodada é boa e Bragantino sobre duas posições na classificaç...


Notícia Destaque
Braga vence o Oeste (SP), por 3 a 1, e chega à terceira vitó...


Notícia Destaque
Recreativo encerrou trabalho do Leão na semana


Notícia Destaque
Auxiliar técnico do Braga é peça fundamental nos trabalhos d...


Clube Atlético Bragantino - Todos os direitos reservados
Nativa FM